Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Kokedamas para dependurar - Bola Viva

Resolvi chamar de Bola Viva esta solução para vitrines, decoração de interiores e etc...
Já testei e estou executando conforme encomendas.
Acredito que para a decoração natalina vão ficar lindas.





terça-feira, 18 de setembro de 2012

Kokedamas - Uma terapia maravilhosa.

Com o tutorial, que postei em 11 de setembro, hoje fiz meus primeiros Kokedamas. 
Só senti dificuldade no início da amarração, depois vai muito bem !
Veja o resultado como ficou legal :


Comecei com estes menores com Cactus.



Fiz três para fazer uma composição :


E realmente dá uma paz incrível !
Quando tiver mais tempo farei outros para dependurar.
Namastê.






domingo, 16 de setembro de 2012

Vasos Boskke - como fazer


Os sinônimos de subverter são: perturbar, desorganizar, criar confusão, revolucionar. Então, achei mesmo a palavra ideal para falar dos vasos da Boskke. Então, a sugestão aqui vem via Design Sponge que nos ensina a fazer uma versão abrasileirada da coisa.
E a versão possível.
1. Tire o rótulo, lave a lata, seque, deixe ela lisinha :) (usar latas com tampa de plástico facilita)
2. Remova o fundo com um abridor de latas (a lata deve ficar um túnel)

3.Faça furos no fundo da lata com uma furadeira ou prego, e use um martelo para endireitar aquelas pontas afiadas que ficam ao redor (deixe o fundo retinho). Faça dois furos na lata, a uns 0,5cm do fundo, em lados opostos (como para as alças de um balde). Esses furos são para pendurar o vaso mais tarde.

4.Recoloque o fundo na lata, mas cerca de 2,5cm mais para dentro do que o fundo original. Prenda com fita adesiva (fita tape ou isolante larga, uma bem poderosa. v

ale esparadrapo. :D) O resultado vai ser uma lata com dois "compartimentos", um grande e um pequeno, separados por uma parede furadinha.


5.Vire a lata, deixando o compartimento maior para cima, e plante sua plantinha (coloque terra, a planta, e firme-a com mais terra ao redor). Encha com terra até o topo da lata.

6.Corte um filtro de café em um círculo do diâmetro da lata (use-a como modelo!). Dobre o filtro ao meio e corte um círculo bem pequeno (do tamanho do caule principal da plantinha) no centro. Faça também um corte reto desse furinho até o exterior do círculo (para poder inseri-lo ao redor da planta)

7.Coloque esse filtro ao redor da planta, como um colar. Ele deverá ficar como uma "tampa", só com a planta saindo para fora, evitando que a terra caia ao inverter o vaso.

8.Desenhe um círculo de uns 5cm no centro da tampa plástica da lata, e corte-o com um estilete. (a tampa vai parecer um "O")

9.Com carinho e cuidado, manobre a plantinha através desse buraco e tampe a lata. Sele BEM a tampa com fita adesiva, para a planta não se matar.

10. Corte um pedaço de tecido para enrolar na lata, com uns 0,5cm de sobreposição, e cerca de 1cm maior que a altura da lata.

11.Passe cola no exterior da lata e aplique o tecido, começando pelo lado onde está a plantinha, escondendo a fita adesiva. Na outra extremidade, dobre o excesso do tecido para dentro do compartimento menor, usando fita adesiva para prender, s necessário.

12.Encontre aqueles 2 furinhos que você fez na lata lá no começo, e fure o tecido com um prego ou agulha para reabri-los. Corte um pedaço de arame de uns 15cm e dobre as duas pontinhas em ganchinhos em forma de "U". Dobre o fio em forma de "C" (sem pensar besteira sobre as letrinhas, ok? :P) e encaixe essa alça nos dois furinhos. Vai ficar como uma alça de balde.

Daí é só pendurar onde mais lhe aprouver! :)
Para regar, use os furinhos no fundo da lata (que agora é o topo...), mas é preciso cuidar para não pôr água demais...


Com pet:
1) recorte a base da garrafa e um pedaço do bico 
2) coloque o que sobrou do bico para dentro, é de lá que a planta sairá. Na base recortada vc deverá fazer vários furinhos em encaixar novamente na garrafa. Lembre-se de usar o filtro de café da mesma forma que é usado na lata - entre a planta e a proteção 
3) detalhe de como vc coloca o bico da garrafa para dentro - com um secador.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como fazer um Kokedama (Tutorial)





A Holandesa Aura Scaringi fez este tutorial simples para elaborar o seu próprio kokedama, jardim usando uma combinação de solo e turfa akedama ou solo bonsai. Como toda a obra de Aura, os resultados são adoráveis. 
  • uma pequena planta; musgo não suporto a luz solar direta, para escolher uma planta de sombra 
  • uma razão de 7:3 de turfa e solo akedama ou solo bonsai
  • esfagno seco (você pode comprar um saco inteiro na maioria das lojas de plantas )
  • tesoura
  • fio de algodão (de preferência escuro: preto ou verde musgo)
  • luvas
  • um jarro de água
  • musgo, que você pode comprar em uma caixa grande ou escolhe na floresta
    Lembrete: os itens como turfa, terra para bonsai e o musgo são encontrados facilmente em floriculturas e casas de jardinagem.
Instruções
1. Qualquer tipo de planta pode crescer num Kokedama, tudo o que você precisa é dar a ela o cuidado que ela exige. As samambaias são uma espécie que se adapta facilmente, então comece por uma delas e depois experimente outros tipos de flores e plantas.
Remover tanta terra quanto possível a partir de sua planta pequena, de modo que as suas raízes fiquem expostas. Seja gentil!
2. Misture esta terra com o solo akedama juntos. Você sabe que a consistência é certo quando você é capaz de fazer uma pequena bola da terra sem ele quebrar.
3. Agora que o seu solo é misto, começar a moldá-lo em uma pequena bola (tamanho de uma laranja). Use um pouco de água, se necessário, para ficar na consistência de massa de argila ou pizza.
4. Certifique-se que cada bola tem espaço suficiente para acomodar as raízes de sua planta.
5. Pegue um punhado de esfagno seco e enrole-o com cuidado em torno das raízes, fazendo um formato circular e compacta. Em seguida, amarre o fio de algodão em torno dela várias vezes. Este fio irá eventualmente se dissolver.
6. Faça um pequeno furo em sua bola de solo, e pressione suavemente a planta dentro dela. Tenha cuidado para "fechar" a forma de volta para uma esfera
.
7. Agora é  a parte divertida: pegue pequenas folhas de musgo (qualquer tipo de musgo) e pressione firmemente no solo. Não deixe espaços abertos. Neste momento que vem a diversão, mentalize que esta colocando verde em nosso Planeta. Enrole o fio ao redor da bola como se estivesse embalando um presente.
8. Escolha um lugar agradável, com sombra, instalar um gancho e pendurar sua maravilhosa esfera de musgo ou colocá-la sobre uma cerâmica no estilo japonês.
 9. Está pronto! Seu Planeta verde.

10. O kokedama deve ser molhado diariamente, de preferência no período da manhã. Se você pendura-lo use um spray para molhar, se colocar sobre um suporte cuide para não molhar em excesso pois não há drenagem. Lembrem que o vaso é a própria terra.