Translate

Pesquisar este blog

sábado, 29 de maio de 2021

Suculentas em troncos.

 Com toda a certeza essas dicas podem te ajudar muito na hora de criar algo diferente na decoração do seu jardim. Veja quantas ideias lindas e criativas selecionamos para te inspirar.

As sulentas são maravilhosas e perfeitas para quem procura ideias diferentes de decoração. Elas são muito versáteis. A nossa sugestão de hoje é decoração com suculentas em troncos.

As suculentas são plantas que precisam de pouca manutenção, por isso, são perfeitas para quem não tem muito tempo ou jeito para tratar de plantas. Só precisam de um pouco de água e muita luz.

Para quem gosta de uma decoração com estilo mais rústico, as suculentas em troncos são perfeitas para deixar a sua casa linda.

O tronco precisa de ter a espessura suficiente para fazer uma cavidade para colocar a terra e as suas suculentas. Pode usar apenas um furo ou fazer vários ao longo do tronco.

Existem imensos tipos de suculentas, deve escolher a que melhor combina com o tipo de madeira que escolheu.

Para quem gostei da ideia, deixamos aqui algumas ideias para se inspirar. São ideias que pode adaptar ao material que dispõe. Inspire-se nas nossas sugestões.

Como Usar Suculentas em Troncos na decoração.

A ideia é bastante simples, mas muitas vezes sentimos alguma dificuldade em pôr em prática. Para quem gostou da ideia hoje deixamos alguns exemplos.

Pode usar esta ideia para decorar o interior da sua casa, mas também para decorar uma varanda ou um jardim. Fica perfeito em qualquer lado.

A ideia funciona muito bem no interior e no exterior. Pode usar apenas uma suculenta ou várias, ainda pode misturar bastantes espécies diferentes de suculentas.

Decoração. Suculentas Troncos Decoração. Suculentas Troncos 1 Decoração. Suculentas Troncos 2 Decoração. Suculentas Troncos 3 Decoração. Suculentas Troncos 4 Decoração. Suculentas Troncos 5 Decoração. Suculentas Troncos 6 Decoração. Suculentas Troncos 7 Decoração. Suculentas Troncos 8 Decoração. Suculentas Troncos 9 Decoração. Suculentas Troncos 10 Decoração. Suculentas Troncos 11 Decoração. Suculentas Troncos 12 Decoração. Suculentas Troncos 13

Imagens do Pinterest.

Design biofílico

O designer Maurício D’Avila, da Geo Luz & Cerâmica, encontrou uma forma de aliar estilo ao clima primaveril com o lançamento do Garden: um abajur que une luz à natureza de forma única e criativa. A luminária “vem ao encontro do design biofílico, com o objetivo de criar espaços onde possamos viver e trabalhar em contato com o verde, melhorando o bem-estar físico e mental”, explica Maurício.

Tendência na arquitetura, o design biofílico busca criar soluções que deixem as pessoas se sentirem mais satisfeitas, saudáveis e motivadas. Mesclar a natureza nos espaços físicos é uma maneira de promover vínculos emocionais capazes de motivar o bem-estar e melhorar o desempenho e a produtividade, reduzindo a incidência de doenças relacionadas ao estresse.

Já está comprovado que a natureza tem uma influência positiva sobre a saúde e a sensação de felicidade das pessoas. Porém, como nem sempre dá para reformar e mudar toda a arquitetura de um edifício ou uma residência, para alcançar esse objetivo de conforto, pensar em peças que aliam beleza com natureza é um ótimo caminho para aperfeiçoar os ambientes.

 

A primavera também é a época perfeita para se falar em sustentabilidade de construções e espaços, já que a decoração deve estar alinhada à ideia de preservação dos recursos naturais. “Mundialmente, os consumidores estão voltados a consumir um produto mais ecológico e que não agrida o meio ambiente. Além disso, o processo de fabricação das peças não é agressivo ao meio ambiente”, finaliza o designer.

Objetos que remetem à natureza e móveis que valorizam sustentabilidade nos processos de fabricação, podem melhorar a produtividade e a criatividade. Segundo pesquisa da Isma-BR, representante da International Stress Management Association, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem algum dano por estresse. A aplicação do design biofílico nos escritórios tem sua importância, pois contribui para reduzir os níveis de estresse e aumentar a produtividade.

ambiente com design biofílico

Elementos que remetem a natureza no escritório, diminuem o estresse

 Imagem empresarial

Em um mundo mais consciente, as pessoas valorizam as pequenas e grandes iniciativas de empresas que protegem o meio ambiente. Nesse contexto, a biofilia na arquitetura e na decoração de escritórios também é capaz de melhorar a imagem das organizações. Mais do que uma ação de marketing, a empresa entrega seus serviços e ajuda a preservar o Planeta.

Como o design biofílico impacta o ambiente de trabalho

Melhora a qualidade do ar

Quem passa diversas horas no escritório, geralmente, precisa de uma pausa para pegar um ar. Características do design biofílico, como plantas vivas no escritório e aberturas para luz natural, são ótimas alternativas.

Gera contato com a natureza

Nem todo local está cercado por árvores e paisagens inspiradoras. No entanto, o contato com a natureza e seus elementos traz inúmeros benefícios. É preciso pensar fora da caixa. Uma alternativa é dar vida a projetos com móveis de empresas que valorizam o conceito de green building e arquitetura sustentável. Algumas cadeiras de escritório, depois de prontas, são 95% recicláveis, outras 99% recicláveis.

Embody Chair no escritório

A Embody, da Herman Miller, é 95% reciclável

A Biofilia

 Talvez você ainda não tenha ouvido falar em biofilia, mas com certeza já ouviu falar em qualidade de vida, nos benefícios que a natureza nos traz e como ela é capaz de recarregar nossas energias.

Pois é, a biofilia nada mais é do que nossa tendência natural a amar tudo que é vivo (bio =vida, philia=amor). Sua origem está lá nos nossos ancestrais homens da caverna, por isso está presente no nosso DNA e nos faz querer buscar uma reconexão com a natureza, nos fazendo “relembrar” daqueles velhos tempos e assim nos sentirmos mais “em casa”.

Marina One Singapura
Marina One Singapura
Ingenhoven Arquitetos | Paisagismo Gustafson Porter + Bowman
Imagem: foto HGEsch; site Archidaily Brasil

E isso faz muito sentido! A humanidade passou 95% de sua história evolutiva envolta pelo ambiente natural. Estamos programados para responder aos estímulos da natureza e com ela conviver.

A migração para as cidades só ocorreu nos últimos 200 anos, pós revolução industrial e nossos corpos e mentes não foram capazes de se adaptar a uma
mudança tão drástica em nossos ambientes em tão pouco tempo. No Brasil, por exemplo, a população deixou de ser predominantemente rural apenas nas décadas 1960/70. Pouco tempo atrás, não é?

Essa nova forma de viver em tempos modernos, esse novo ambiente que não é natural à nossa espécie trouxe consigo níveis mais elevados de estresse, crimes, doenças psicológicas e também níveis mais baixos de produtividade e aprendizagem.

É aí que o design biofílico entra! Quando trazemos a natureza para os espaços construídos pelo homem moderno, resgatamos a nossa essência natural e começamos a desfrutar de seus muitos benefícios em nossas vidas. Como nosso corpo está acostumado ao ambiente natural, ele reage positivamente aos estímulos, reduzindo a pressão arterial, a freqüência cardíaca, o hormônio do estresse e aumenta a imunidade e a sensação de bem-estar, promovendo saúde física e emocional.

One Beverly Hills em Los Angeles
One Beverly Hills em Los Angeles
Norman Foster Arquitetos | Paisagismo Mark Rios
Imagem: DBOX for Alagem Capital Group


Para nos reconectarmos com a natureza, podemos adotar o design biofílico em nossas vidas, seja em casa, no escritório ou até mesmo em restaurantes, lojas e centros comerciais. Os jardins, as plantas em vasos, a presença dos pets, as paredes verdes, plantas suspensas, jardineiras sobre lajes são alguns dos recursos, mas eles não param por aí. Imagens com cenas da natureza também funcionam e provocam reações positivas em nosso cérebro. Iluminação natural, ventilação de ar natural, aromatizantes de ambientes com óleos essenciais e sons do canto de pássaros, por exemplo, também trazem a natureza para dentro. Vistas amplas para o ambiente externo, materiais naturais como a madeira e a pedra, desenhos que mimetizam elementos da natureza e até a presença da água e do fogo nos remetem ao nosso habitat original.

A ciência já comprova os efeitos positivos da biofilia, mas quando os espaços humanos aderem ao design biofílico, nós podemos sentir os seus benefícios na própria pele, pela própria experiência. É só começar e conferir!

Cidade Matarazzo São Paulo
Jean Nouvel Arquitetos | Paisagismo Louis Benech e Benedito Abbud
Imagem: Cidade Matarazzo