
Após a floração o ciclo de vida termina. A bromélia morre, mas utiliza seu mecanismo de compensação e produz várias mudas que iniciarão um novo ciclo de vida. Você pode separar e replantar a muda para continuar o cultivo em vasos, madeira, árvore ou placa de fibra de coco.
Como transplantar para madeira, árvore ou placa de fibra de coco:
Tillandsias requerem menos cuidados e espaço, pois elas não necessitam terem suas touceiras divididas constantemente e não necessitam de substrato para se desenvolverem.
Amarre a bromélia na madeira, árvore ou placa de fibra de coco e faça a adubação, não permita que a planta fica balançando e se for necessário amarre a planta em estacas.
Como transplantar para vaso :
As bromélias crescem quase em todo o tipo de solo, levemente ácidos e bem drenados.
Não enterre demais e mantenha a base das flores acima do solo, não utilize um vaso muito grande para não correr o risco da umidade excessiva prejudicar as raízes.
Preparo do solo para bromélia:
1 parte de areia grossa ou pedriscos
1 parte de musgo seco ou humos de minhoca
1 parte de terra ou folhas moídas.
Como montar o vaso para receber a planta:
1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo levemente ácido como ensinado acima;
4 - Adicione casca de árvores para um melhor acabamento e também para que ervas daninhas não apareçam.
Adubação:A adubação pode ser feita de forma liquida, com adubo NPK 10-10-10 dissolvendo uma colher de chá em 1 litro de água e regando as folhas com aspersor, coando antes o líquido para que o resíduo não cause entupimentos.
Não faça este procedimento ao sol nem antes de chuvas.
Manutenção da planta:
Nunca regue as suas bromélias durante o período mais quente do dia. Molhe as raízes moderadamente e borrife água nas folhas para simular um ambiente mais úmido.