Quem tem cachorro e um jardim em casa, se preocupa com os dois: o jardim vai permanecer bonito ou será que o cão vai estragar as plantas? Será que as plantas vão fazer mal ao cachorro?
Já tive clientes que queriam colocar plantas com espinhos para que o cachorro não estragasse o jardim. Acho isso uma maldade. Para que o jardim e o cachorro coexistam em harmonia são necessárias algumas pequenas regras.
A primeira: deixe seu jardim livre de plantas tóxicas ou venenosas. Cuidado com cogumelos e fungos que possam aparecer em áreas úmidas ou em troncos de árvores, alguns também podem ser venenosos. A segunda: não use agrotóxicos, somente defensivos naturais para o combate de pragas e doenças das plantas. Você deve pensar em seu animal como uma criança, tudo o que faz mal para a criança fará para seu animal.
Deixe um gramado, se houver espaço, para que seu animal corra, apanhe sol, role e faça xixi. Você pode identificar o local que seu cachorro mais gosta e tirar a grama desse pedaço e colocar, por exemplo, areia. Isso para ele cavar buracos, os cães adoram fazer isso.
Procure recompensá-lo quando ele usar o local correto para cavar ou para fazer xixi, ele logo saberá que aquele é o local ideal e que ali ele pode ficar à vontade. Desta forma ele não estragará o seu jardim.
Se ele insistir em andar em algum canteiro que você não queira que ele entre, coloque algumas pedras redondas de diferentes tamanhos no acesso desse local. Então ao pisar, o cão se sentirá desconfortável e desistirá de passar por ali. Já usei esta técnica com um cão de grande porte e o resultado foi ótimo.
Acho que com essas dicas, você terá um jardim florido e lindo e um cão satisfeito em poder usufruir desse espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário