Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2013

No outono, como fica seu jardim ?

O outono no hemisfério Sul não é tão bem delineado quando o do Norte. Lá, quando o verão vai embora, as folhas perdem o viço e tornam-se acinzentadas até caírem definitivamente; as flores adormecem em seus bulbos, aguardando o calor do sol da primavera. É como se a natureza entrasse em um período de recesso, resguardando suas energias para vicejar nos meses de sol pleno. Aqui no Brasil, a meia-estação tem outras características.



Geralmente o outono brasileiro é um período mais seco, com noites frias e dias áridos, onde as plantas tropicais também perdem folhas mas sem o meio termo cinza e os brotos esperam a umidade relativa do ar subir para florescer. É nesse período que os jardins precisam passar por um preparo global, envolvendo solo, podas, plantios e enxertos, para que a primavera traga de volta as cores e os aromas das plantas.
Como cuidar do solo e substrato
A terra do jardim precisa ser revolvida para eliminar torrões, bulbos de ervas daninhas, plantas mortas e demais elementos patógenos. O processo de arar o solo o oxigena e o deixa preparado para receber o aporte de nutrientes. Use de preferência adubos naturas como esterco curtido com pequenas doses de fertilizante NPK – o traço 10-10-10 dá conta.
No caso de vasos, jardineiras e cachepôs, é hora do transplante das plantas. Troque-as para recipientes maiores, sempre, para estimular o crescimento radicular. Mude também o substrato, usando terra vegetal e adubo orgânico. Tome o mesmo cuidado com ervas daninhas e aeração do jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário