A Tillandsia é um gênero de Bromélia que compreende cerca de 500 espécias, as Tillandsias diferem das Bromélias na maioria de suas características, tornam-nas mais fáceis de crescer como espécies quase perfeitas, manchas de queimaduras raramente são visíveis (por causa da densa camada de tricomas). As folhas são geralmente mais resistentes e não são facilmente danificadas, e os danos são menos perceptíveis na maioria das espécimes por causa de suas formas.
Tem grande capacidade de sobrevivência. Podemos cultivá-las sobre outras plantas como árvores, madeira ou em placas de fibra de coco. Esta planta não aprecia sol direto e deve ser plantada em local protegido, porém com bastante luz.
Tem grande capacidade de sobrevivência. Podemos cultivá-las sobre outras plantas como árvores, madeira ou em placas de fibra de coco. Esta planta não aprecia sol direto e deve ser plantada em local protegido, porém com bastante luz.
Não precisam de solo para cumprir seu ciclo de vida embora algumas espécias também cresçam em terra.
Podemos encontrá-las em várias cores como roxos, rosas, vermelhas, amarelos e verdes. Após a floração produzem uma série de mudas que também são chamadas de compensação, pois as bromélias terminam seu ciclo de vida na floração, renascendo através de suas mudas e começando um novo ciclo.
Época de Floração:
A floração geralmente começa no final do outono ou no início do inverno e vai até a primavera.
A Tillandsia saudável após a floração produz tipicamente de três a cinco filhotes que irão no ano seguinte e também se multiplicarão por três ou cinco vezes.
Época de Plantio:
Pode ser plantada durante todo o ano, mas atenção as mudas (rebentos) devem somente ser separados quando atingirem metade do tamanho da planta mãe.
Clima para cultivar:
As bromélias são plantas tipicamente tropicais e preferem o clima seja quente e úmido.
Rega:
A água só deve ser utilizada pouca e borrifando, pela manhã e em dias alternados, assim elas estarão secas no meio da tarde, pois as Tillandsias se forem molhadas a tarde ou noite isso sufocará seus tricomas, que impedirão a abertura das células para respirar.
Melhor local:
Sombra, meia-sombra com bastante claridade em luz difusa ou filtrada e ambiente arejado.
Dimensões da planta:
Aproximadamente 35 cm de altura por 40 cm de largura. Seu tamanho vai depender do local de cultivo.
Mudas:
Não há truques para cultivá-las. Se forem dadas as suas três principais necessidades básicas - Luminosidade, umidade e circulação de ar, plantas saudáveis estarão garantidas.
Após a floração o ciclo de vida termina. A bromélia morre, mas utiliza seu mecanismo de compensação e produz várias mudas que iniciarão um novo ciclo de vida. Você pode separar e replantar a muda para continuar o cultivo em vasos, madeira, árvore ou placa de fibra de coco.
Como transplantar para madeira, árvore ou placa de fibra de coco:
Tillandsias requerem menos cuidados e espaço, pois elas não necessitam terem suas touceiras divididas constantemente e não necessitam de substrato para se desenvolverem.
Amarre a bromélia na madeira, árvore ou placa de fibra de coco e faça a adubação, não permita que a planta fica balançando e se for necessário amarre a planta em estacas.
Como transplantar para vaso :
As bromélias crescem quase em todo o tipo de solo, levemente ácidos e bem drenados.
Não enterre demais e mantenha a base das flores acima do solo, não utilize um vaso muito grande para não correr o risco da umidade excessiva prejudicar as raízes.
Preparo do solo para bromélia:
1 parte de areia grossa ou pedriscos
1 parte de musgo seco ou humos de minhoca
1 parte de terra ou folhas moídas.
Como montar o vaso para receber a planta:
1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo levemente ácido como ensinado acima;
4 - Adicione casca de árvores para um melhor acabamento e também para que ervas daninhas não apareçam.
Adubação:A adubação pode ser feita de forma liquida, com adubo NPK 10-10-10 dissolvendo uma colher de chá em 1 litro de água e regando as folhas com aspersor, coando antes o líquido para que o resíduo não cause entupimentos.
Não faça este procedimento ao sol nem antes de chuvas.
Manutenção da planta:
Nunca regue as suas bromélias durante o período mais quente do dia. Molhe as raízes moderadamente e borrife água nas folhas para simular um ambiente mais úmido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário