Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sustentabilidade - uma meta.

Casa Cor Goiás 2010 mais feliz e mais sustentável

RSS

14ª edição da Casa Cor Goiás celebra a felicidade e a sustentabilidade, apresentando os melhores arquitetos, paisagistas, designers e decoradores em ambientes surpreendentes projetados para toda a família.



Em 2010, a mostra aprimora o conceito de sustentabilidade incorporado ao evento em 2009, propondo uma mudança de comportamento. Com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, o grande desafio será o de provar que é possível criar ambientes originais, sofisticados, confortáveis, funcionais, de bom gosto e que inspirem felicidade. Aos poucos a Casa Cor está implantando as práticas sustentáveis para que, em 2012, a mostra se torne referência mundial em sustentabilidade.

As organizadoras da mostra, Eliane Moreira Martins e Sheila Podestá, da SE Promoções e Eventos, pretendem incorporar a sustentabilidade ao evento por meio do uso de materiais sustentavelmente corretos na preparação dos espaços, na orientação aos expositores, na separação e reaproveitamento do material descartado, de maneira a “atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Esta é uma das definições mais abrangentes de sustentabilidade”, declara Sheila Podestá.

“Para ser sustentável, qualquer empreendimento deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. O tema sustentabilidade está em evidência, mas o conceito acaba sendo aderido por muitos simplesmente por modismo ou necessidade. O correto seria se este tema fosse sempre aderido pelo nível de consciência”, declara Eliane Martins.

A mostra, que será realizada de 07 de maio a 15 de junho na Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia, quer surpreender o público visitante pelo trabalho dos 69 arquitetos, paisagistas, designers e decoradores envolvidos. Nos 45 ambientes, o conceito adotado em 2010 envolve inovação arquitetônica, artística e sustentabilidade. Para isso, a Casa Cor Goiás manteve a parceria com o Grupo Sustentax para orientar os profissionais envolvidos sobre práticas que favoreçam o meio ambiente, o que é celebrado pela gerente de franquias da Casa Cor, Silvana Lorenzi. “A Sustentax está passando para os profissionais todo o conhecimento sobre o que eles podem fazer para que o ambiente seja sustentável, e isso certamente será refletido na mostra e também em seus projetos pessoais”, destaca.

Em 2009, o Grupo Sustentax foi o responsável pela introdução e conscientização dos profissionais sobre o tema sustentabilidade e as vantagens de sua utilização na elaboração dos ambientes. Já em 2010, a idéia é ter a sustentabilidade empregada de forma efetiva em todas as etapas dos projetos, desde a criação, concepção, implantação e durante a mostra e também na sua desmontagem. A primeira meta é reduzir o lixo em 70% e, para alcançar o objetivo simbólico do selo Lixo Zero, os materiais descartados serão separados em categorias. A elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos materiais após o uso, conhecida como design reverso.

Dessa forma, o objetivo do trabalho é fazer com que os profissionais envolvidos com a Casa Cor Goiás promovam um processo de reeducação do mercado de forma a valorizar a responsabilidade socioambiental, que aliada à divulgação das concepções, materiais e práticas mais indicadas nos projetos arquitetônicos, acarretará impactos positivos também no aprimoramento profissional e no reconhecimento do público em geral.

A designer de interiores Alessandra Lôbo, que participa do evento pela primeira vez, ressalta sobre o papel dos profissionais envolvidos na divulgação do conceito de sustentabilidade. ”A Casa Cor está num âmbito nacional e atinge um público muito maior, então é importante que trabalhemos para difundir materiais e práticas sustentáveis entre os visitantes”, afirma. Já a também designer de interiores Regina Amaral, que participou de edições anteriores da Casa Cor Goiás, destaca os diferenciais da mostra para os profissionais participantes. “O evento tem uma visibilidade incrível e nos dá a oportunidade de mostrar um trabalho diferenciado, então o retorno a curto, médio e longo prazo é excelente. Ano passado, me surpreendi ao atender um cliente que queria reproduzir um ambiente que fiz na Casa Cor Goiás 2001”, exemplifica.

Novidades – Em uma parceria com a EBM Incorporações, a Casa Cor terá um local construído especialmente para o evento, localizado na Alameda Ricardo Paranhos, um dos endereços mais valorizados da capital goiana. Cerca de 3.080 m² serão ocupados pela mostra. O espaço, constituído por três pavimentos, oferecerá várias opções de viver bem. O térreo abrigará os ambientes projetados para offices, além de ambientes de uso coletivo como a sala de cinema, o espaço da beleza e a brinquedoteca. Outro destaque é a loja Casa Cor, onde poderão ser encontrados os novos produtos licenciados da marca. A gastronomia vai comandar os pontos de encontro no restaurante, no café, no bar, no wine bar e no lounge gourmet, com a presença de chefs renomados.

O primeiro pavimento trará opções de ambientes amplos como livings, homes e cozinhas para quem gosta de viver em grandes espaços, e também opções de estúdios que mostram soluções para viver bem em espaços compactos. No segundo pavimento será apresentado um apartamento planejado para uma família que possui criança e adolescente. A mostra ainda contará com uma praça para convívio e realização de eventos. “Não será apenas uma visita em um evento de decoração. Será um programa para toda a família. Vamos proporcionar uma experiência completa aos visitantes”, destaca Eliane Martins, organizadora do evento.

Personalidade homenageada – O renomado arquiteto e urbanista Lucio Costa será a personalidade homenageada na 14ª edição da mostra. Nascido na França, em 1902, o filho de brasileiros em serviço no exterior morou em diversos países, mas foi no Brasil que estudou pintura e arquitetura, dando início a uma trajetória que mudou os padrões arquitetônicos brasileiros.

Em 1938, ao lado de Oscar Niemeyer, Lúcio projetou o pavilhão brasileiro da New York World s Fair. Na década de 50, venceu o concurso nacional para a elaboração do Plano Piloto de Brasília. Nos anos 60, foi chamado para chefiar a equipe que projetou a recuperação da cidade de Florença, na Itália, após uma enchente. Dentre diversos outros projetos, o arquiteto e urbanista iniciou, em 1969, a elaboração do Plano Diretor da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 13 de junho de 1998, faleceu em casa, também no Rio.

Parceiros - Em 2010, a Casa Cor Goiás contará novamente com o patrocínio master das Louças e Metais Deca, e terá também como patrocinadores nacionais a Suvinil e a Todeschini. A mostra anuncia ainda o apoio nacional inédito da cerveja Stella Artois, uma das marcas de cerveja mais conceituadas e antigas do mundo. Comercializada em mais de 80 países, a cerveja, originária da Bélgica - e agora também produzida no Brasil -, conquistou a maioria de seus adeptos no segmento de luxo e tornou-se um dos ícones do mercado europeu.

Em nível local, a Casa Cor Goiás comemora o terceiro ano consecutivo de parceria com a EBM Incorporações, que é a patrocinadora local e responsável pela construção do espaço que vai abrigar a mostra neste ano. “A Casa Cor dita tendência sobre o que a sociedade vai consumir em termos de espaços, sejam comerciais, residenciais ou externos. Ter essa parceria faz com que possamos desenvolver produtos inovadores, empreendimentos onde o consumidor vai poder usar o que foi exposto na mostra”, afirma o diretor comercial da EBM Incorporações, Rodrigo Meirelles.

Esse é o mesmo sentimento dos demais apoiadores do evento. Segundo Lucimar Veiga, gerente de marketing da rede Soares Center, o objetivo da parceria é “valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos”. Já para Élcio Menezes, gerente geral da Luxaflex, “a Casa Cor Goiás é uma mostra que aproxima o mercado das novidades, o que é uma oportunidade para quem expõe e também para quem visita”. O evento conta ainda com o apoio da VPM Vidros e do Sebrae-GO, cuja parceria será novamente realizada no ambiente Armazém do Artesanato.

Sobre a Casa Cor Goiás - A Casa Cor Goiás, sob a responsabilidade das arquitetas urbanistas Eliane Moreira Martins e Sheila de Podestá Martín, completa quatorze anos na edição de 2010. Desde a primeira mostra, o evento deu novos rumos ao morar bem e ao bem viver da jovem capital. Ao longo dos anos, o evento vem influenciando a paisagem, mudando conceitos, reinventando usos, lançando produtos e, sobretudo, melhorando o dia-a-dia das pessoas com soluções simples e criativas para os mais diversos estilos de vida.

O projeto já passou por treze imóveis, todos em Goiânia, experimentando diferentes estilos de construção. Já foram explorados o glamour das mansões dos setores Oeste e Marista, a amplitude dos condomínios horizontais e a praticidade dos verticais, além do charme da arquitetura Art Déco de edifícios históricos do centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário