Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Apaixone-se pela jardinagem !


Apaixone-se pela jardinagem!
Autor: Andréa Olionis Silva Data: 15/6/2010

RSS
través da história, os jardins têm desempenhado um papel proeminente.

O primeiro jardim: Jardim do Éden, o paraíso, projetado, desenvolvido, implementado pelos deuses. A beleza deste jardim era a verdadeira arte que se precisava para recrear a vista, enquanto os ouvidos estavam cheios de sons musicais feitos a partir de balanços das plantas causados pelo fluxo das águas e uma brisa suave.

Estima-se que o Egito e a Mesopotâmia como os primeiros locais onde os jardins foram criados.


Jardins da Babilônia

Grécia, Roma, China, Japão e em todo o mundo islâmico,foi dada grande importância para os jardins, cada um com seu conceito de civilização e de simbolismo, por exemplo: os muçulmanos inspiravam-se no jardim do paraíso que é prometido no texto sagrado do Alcorão, os chineses imitavam no jardím a própria natureza como um reflexo da filosofia do Tao, os gregos tinham um conceito religioso e funerário do jardim e, para isto, tinham as florestas e jardins dedicados ao culto, por sua vez, os romanos deram-lhe uma visão mais prática de recreação.
Expressões culturais dos jardins estiveram em auge durante os períodos renascentista e barroco, convertendo-se em complemento da arquitetura.

Jardim italiano

Na Europa, desenvolveram-se novos estilos como o italiano, que prevaleceu por muito tempo até que se impôs o estilo francês, e, posteriormente, o inglês de uma forma mais romântica e melancólica.


Palácio de Versailles

O jardim, como a arquitectura, música ou qualquer outro evento cultural, faz parte dos conceitos, estilos e expressões de vida.
A concepção e planejamento de um jardim leva em conta o fim a que ele se destina. Pode ser visto como um espaço para descanso e relaxamento, meditação e contato com a natureza, mas também, sob um ponto de vista muito mais prático, para a produção de plantas, frutas, legumes ou ervas.


Jardim Kerkenhoff

Ao longo da história os jardins têm variado não só em seus estilos, mas também em relação à espécie. A engenharia genética e o desenvolvimento de viveiros contribuiram para uma grande diversidade de variedades híbridas, adaptadas às exigências de design. Também o atual planejamento de um jardim ecológico, tendo em conta as plantas nativas da região, permite a gestão adequada da biodoversidade local.


Jardim aquático

O desenvolvimento de um jardim nos mantém em contato com a natureza, valorizando nosso local de vida, ou localidade, bem como nossa memória individual e coletiva, um fato que nos permite rejuvenescer, refrescar e revitalizar nossas vidas. Como o ritmo de vida no século XX se acelera continuamente, o jardim foi se tornando cada vez mais valorizado, despertando um novo interesse, durante o último quarto de século.


Jardim Tropical

Grandes nomes do cenário do século XX ,através da criação de estágios, seguem criando escola como Kathryn Gustafson, Schawarts Martha, Frank Lloyd Wright, Ted Smyth, Gilles Clement, Vladimir Sitta, Anthony Paul, John Brookes e Roberto Burle Marx. Roberto Burle Marx foi um artista brasileiro que alcançou renome internacional como um arquiteto paisagista. Viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde suas obras mais importantes estão localizadas, apesar de sua obra está espalhada por todo o mundo.


Aterro do Flamengo

Jardins grandes do mundo Bagh-e-Shazdeh (Irã), Majorelle (Marrocos), Gamberaria Villa (Itália), Castello Ruspoli (Itália), Versailles (França), Villandry (França), Portrack (Grã-Bretanha), Freyer (Bélgica) , Schwetzingen (Alemanha), Keukenhof (Holanda), Huntington (E.U.A.), Cypress Gardens (E.U.A.), Suzhou (China), Jardins de templos em Kyoto (Japão), Imperial Gardens, Tóquio (Japão), National Orchid Garden (Singapura), Ayrlies Garden (Nova Zelândia), o Passeio de Copacabana (Brasil), o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Brasil) e Jardim Botânico de Maracaibo (Venezuela) e em todo o mundo os Botanical Gardens.

Visitar jardins pessoalmente ou em fotos é um passeio inesquecível.

O Jardineiro paisagista toma a flor pelo que ela é mas, ao mesmo tempo, transcende o seu trabalho como artista. Sair ao jardim é entrar em nós mesmos!

"Que a terra se cubra de verde, de relva e gere árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, e que semeiem as sementes na terra. E assim foi." (Gênesis 1: 11-12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário