Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Receita caseira para acabar com pragas.


Quando temos um jardim ou simplesmente um vaso, tudo que queremos são plantas saudáveis. Mas o que fazer quando as pragas aparecem?

Pragas são pequenos insetos que destroem nossos jardins, causando inúmeros estragos e doenças para as plantas. A principal causa para o aparecimento de pragas é o local inadequado de plantio, ou seja algumas plantas precisam de sombra, outras de sol pleno.

Se ervas daninhas brotarem, a melhor forma de removê-las é manualmente. Evite agrotóxicos, principalmente se tiver ervas de uso culinário.

Se lagartas aparecerem no vaso ou em jardins pequenos, podem ser removidas manualmente, não se esqueça de usar as luvas e faça inspeções diárias. Mas se o jardim for grande, existem algumas receitas caseiras que podem ser utilizadas, são receitas fáceis de fazer, além de uma bela terapia:
BATIDA DE ALHO: Protege contra brocas, cochonilhas, ácaros, pulgões, lagartas e ferrugem.
Macere um dente de alho e acrescente 1 litro de água fria, deixe descansar por 12 horas, coe e já pode pulverizar.
CHÁ DE CAMOMILA: Revitaliza plantas fracas. Coloque as flores de camomila em um vidro e despeje água fervente, tampe por 5 minutos e coe. Pulverize.

HORTELÃ: Repele insetos, inclusive formigas.
Coloque uma porção de hortelã em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Depois de esfriar é só pulverizar. É ótima para plantar em bordaduras de canteiros.

PIMENTA: Repele todos os insetos, principalmente cochonilhas e pulgões.
Macere a pimenta e cubra com 1 litro de água fria, deixe descansar por 24 horas. Coe o líquido e já pode pulverizar. Cuidado para não colocar os dedos nos olhos.
FOLHA DE TOMATEIRO: Elimina pulgões.
Coloque uma porção de folhas e talhos de tomateiro em uma panela com 1 litro de água e deixe ferver. Espere esfriar, coe e pulverize.
CALDA DE FUMO DE CORDA: Contra cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros.
Pique 5 cm de fumo de corda e deixe de molho em 1 litro de água, acrescente uma tampinha de álcool. Deixe descansar por 24 horas. Coe e dilua em água na proporção 1:3.
CALDA DE SABÃO DE COCO: Contra cochonilhas, pulgões, ácaros e fungos
Raspar uma colher de sopa de sabão, coloque em um recipiente e acrescente 2 litros de água quente, vá mexendo até esfriar, coe e pulverize.
Obs.: O melhor horário para pulverização é de preferência na parte da manhã ou ao entardecer.
As receitas caseiras são eficazes, mas não se esqueça que o extermínio causará um desequilíbrio na cadeia alimentar.

Mais uma dica:
Plantar muda de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas podem ser uma boa saída. Menta, lavanda, manjerona, absinto, cravo-da-índia e alho podem servir de repelente, quando espalhados pelo jardim.
Dicas de:

Um comentário: