Translate

Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2015

Borboletas raras.

Lindas, elegantes e encantadoras… quem não gosta de ter o seu jardim povoado por coloridas borboletas? Todos! Mas estas borboletas não são para todos – são raras, algumas estão mesmo em vias de extinção, e deslumbrar qualquer uma das borboletas exclusivas que compõem esta lista, será uma verdadeira sorte!

1. PALOS VERDES BLUE

Palos Verdes Blue
Considerada a borboleta mais rara do mundo – pensou-se mesmo que teria desaparecido durante cerca de uma década – a Palos Verdes é hoje, e consequentemente, uma espécie em vias de extinção, podendo ser avistada de forma exclusiva e muito raramente na Península Palos Verdes, na Califórnia.

2. JUNONIA COENIA

Junonia Coenia
Verdadeiramente deslumbrante, esta borboleta rara voa maioritariamente no sul dos Estados Unidos e, para além da sua beleza óbvia, é a forma como se alimenta que as distingue de outras espécies – estas borboletas apreciam particularmente lama líquida e areia húmida, por isso, experimente olhar para baixo também… pode ser que consiga ver uma!

3. GLASSWINGED

Glasswinged
Apropriadamente batizada com o nome “Glasswinged” são, de facto, as suas asas transparentes como vidro que fazem desta borboleta uma espécie tão interessante… e tão rara. Para avistá-la é preciso estar algures entre o México e o Panamá e, mesmo assim, não há garantias.

4. SILVERY BLUE

Silvery Blue
A combinação das cores azul e prateado são o que tornam esta borboleta realmente bela, sendo atraídas para zonas com flores, nomeadamente campos e prados, mas também algumas zonas florestais. Apesar de já ser considerada uma espécie em vias de extinção, se tiver a sorte de descobrir uma, será seguramente entre os meses de Maio e Julho.

5. ANTHERAEA MYLITTA

Antheraea Mylitta
De várias cores (amarelo, amarelo-acastanhado, castanho-acinzentado, castanho-chocolate, vermelho-acastanhado, bronze) e com um “design” único, é um privilégio avistar estas borboletas que, necessitando de calor e umidade para sobreviver, elegem como principal habitat as macieiras e os carvalhos.

6. ORCHARD SWALLOWTAIL

Orchard Swallowtail
Encontrada na zona oeste da Austrália, esta borboleta encanta por três motivos: as suas dimensões generosas, o seu formato peculiar e as suas cores fabulosas. Se tiver a sorte de pôr os olhos numa, tire uma fotografia… são lindas e raras!

7. BANDED PEACOCK/EMERALD SWALLOWTAIL

Banded Peacock/Emerald Swallowtail
Rara e ainda por cima difícil de ver a olho nu, esta borboleta com características camaleónicas é ainda uma espécie que privilegia voos rápidos – neste caso pelos céus do sul da Ásia, Índia, Sri Lanka e Paquistão, onde pode ocasionalmente ser vista.

8. MUTATED SPANGLE

Mutated Spangle
Extremamente elegante e extremamente rara, a verdade é que esta borboleta foi considerada extinta durante bastante tempo… até reaparecer na Índia, de onde é originária. Se quiser deslumbrar esta beleza voadora, já sabe até onde terá de viajar!

9. QUESTION MARK BUTTERFLY

Question Mark Butterfly
Com nome e formato de “ponto de interrogação”, a questão é: onde é que se podem encontrar estas borboletas raras? Na América do Norte: e se calhar de vislumbrar uma, dê-se por contente… provavelmente não volta a acontecer!

10. SAPHO LONGWING

Sapho Longwing
Linda de morrer, a verdade é que a maioria dos aficionados e observadores de borboletas provavelmente não terão a sorte de ver uma de perto durante as suas vidas. Natural da Costa Rica, a razão por de trás da sua raridade é a única planta da qual se alimenta e que, coincidentemente, também se encontra em vias de extinção.
Créditos Imagens: 12345678910

Nenhum comentário:

Postar um comentário