Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cactos e Suculentas, Planta perfeita para quem não tem tempo ou paciência .


 

Se você é uma pessoa que gosta de plantas, mas não tem tempo, paciência ou talento para cultivá-las, os cactos e suculentas são ótimas alternativas. Pois é, essas plantas gostam de muito calor e não precisam de muita água, além de serem extremamente resistentes e duradouras.



Esses grupos de plantas pertencentes à família das cactáceas se tornaram especialistas em sobreviver em regiões secas, mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, elas permanecem verdes e vigorosas.

Os cactos e suculentas podem ser encontrados desde o Canadá (norte da América do Norte) até a Patagônia (no extremo sul da America do Sul). Ao todo, são aproximadamente duas mil espécies, vivendo desde o nível do mar até em montanhas de 4.500 metros de altitude. Enfim, há cactos e suculentas em lugares onde neva, como no Canadá e nos Andes, sobre troncos de árvores de florestas, como na Mata Atlântica.



Suas formas são variadas, a maioria tem espinhos e alguns dão flores muito vistosas. Quanto aos tamanhos, podem ser pequenos com dois centímetros de altura ou podem chegar a ter até dez metros de altura.



Em geral, os cactos e suculentas são mais adaptados a ambientes secos e solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Além disso, preferem ambientes abertos e com muita insolação.



O segredo de sua sobrevivência em climas tão inóspitos é o grande acúmulo de água tornando a planta extremamente resistente a longos períodos de seca, além disso, estas plantas têm várias adaptações como uma pele muito espessa e apresentam uma cera que ajuda a evitar a perda de água por transpiração e seus estômatos que são estruturas semelhantes aos nossos poros, permanecem fechados durante o dia abrindo apenas a noite evitando a perda de água na forma de vapor.


Como cultivar




Em vasos:


Os cactos e suculentas necessitam de sol, ventilação e não suportam excesso de umidade. Isso é o básico para quem deseja cultivar cactos. A exceção fica por conta dos minicactos e minisuculentas (aqueles que encontramos até em supermercados, em pequenos vasinhos) que, em geral, têm menos de três anos. Como ainda são bem jovens, os minicactos e minisuculentas apresentam menor resistência à exposição direta dos raios solares. Neste caso, é melhor colocá-los em áreas claras e arejadas, mas longe da luz solar direta.




Água:



Este é talvez o fator mais importante para o sucesso no cultivo de cactos. A quantidade de água necessária para a manutenção destas plantas depende de outros fatores (terra, drenagem, temperatura, etc.), sendo difícil determinar uma periodicidade exata para as regas, dá para chegar numa média, de acordo com os períodos do ano. No verão, as espécies com mais de três anos devem ser regadas a cada 5 ou 6 dias; já os minicactos a cada 4 dias. No inverno, os cactos mais velhos devem receber água a cada 12 dias e os jovens a cada 8 dias. Toda a terra ao redor deverá ser molhada, mas não encharcada. Deixe que a água seja absorvida antes de colocar mais água.




Terra e Fertilizante:


A mistura de terra indicada para o cultivo de cactos pode ser obtida misturando partes iguais de areia e de uma boa terra para plantas caseiras. Para fertilizar, recomenda-se, uma vez por mês, substituir a água da rega por um fertilizante líquido básico para plantas com o Biofert Jardim.



Dicas na Hora da Compra:


Se você está decidido a comprar um cacto ou uma suculenta procure plantas simétricas, sem áreas amassadas ou danificadas. Informe-se se o cacto que você está escolhendo se adapta melhor na sombra ou colocado diretamente ao sol, examine a planta para ter certeza que a mesma não está contaminada com fungos ou pequenos insetos, tanto no corpo quanto nas raízes. Ao transplantar a muda verifique que o vaso escolhido não tem nenhum tipo de umidade. A planta não deve ser molhada por cerca de uma semana, para que as raízes tenham tempo de se reconstituir.



2 comentários:

  1. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir