Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicas preciosas para montar um jardim de suculentas

1- SOLO: suculentas não são difíceis com solos que apresentam uma boa drenagem. Raízes que ficam em acúmulos de água certamente apodrecerão. Utilizo somente terra adubada e areia na proporção 2x1. A cobertura também é importante para ajudar no escoamento da água, pode ser usado granitina de várias dimensões, seixos e já vi até quem use cascalho de conchas, isso tudo depende do gosto, disponibilidade de materiais e do custo a ser empregado.
2- ÁGUA: suculentas são plantas que requerem pouca água, mas precisam de água sim. Elas parecem que vão melhor quando recebem água regularmente, periodicamente e preferencialmente quando o solo estiver seco. Uma regra básica é analisar a característica da própria planta, quanto mais carnuda menos água. Cactos não suportam o excesso de água. Uma dica para identificar se você está colocando muita água é quando as suculentas começam a apresentar um aspecto translúcido, gelatinoso e apodrecimento do caule, talvez já seja tarde demais.
3- CORES: suculentas são riquíssimas fornecedoras de cor não somente em suas flores, mas em folhas e caules, você pode formar uma incrível paleta de cores mesmo sem flores, pois variam de tons de bege, verde, cinza, laranja, rosa, lilás e até mesmo azul.
4- COMBINAÇÃO DE PLANTAS: espécies que necessitam de pouca água, perenes ou anuais, de preferência floridas e porte pequeno.
5- PONTOS FOCAIS: um jardim nessecita de pontos focais para ancorar composições, como grandes e dramáticas agaves ou cactos colunares esplendorosos. Pontos focais também podem ser uma escultura, um banco, um pergolado ou até mesmo uma parede que dê destaque a uma janela por exemplo.
6- REPETIÇÕES: você pode dar continuidade em seu jardim repetindo formas, cores, e texturas. Se há plantas que funcionam bem em repetições são as suculentas. Ex: Kalanchoe luciae e Senecio mandraliscae.
7- CONTRASTE: empreste variedade e interesse ao seu jardim com suculentas que possuam diferentes cores formas e texturas. A justaposição de cores complementares pode ser muito atraente (Veja a postagem sobre cores complementares). Um contraste linar forte acontece, por exemplo, quando encontran-se linhas das agaves com espinhos dispostos em círculo de cactos. Pedras lisas constituem um elemento importante de contraste.
8- ESCALA: escolher plantas que são de tamanhos apropriados para preencher o espaço escolhido. Considere a largura e altura da área para determinar a distância entre as plantas. Alguns cactos, agaves e yucas podem ser muito grandes na maturidade (3-5 anos) por isso, planeje estrategicamente suas localizações. Pedras grandes podem servir de moldura para cactos colunares que acabam sendo esculturas vivas e funcionam como ponto focal também.
9- ALTURA: faça o seu jardim mais interessante introduzindo elementos verticais e acrescente camadas de alturas diferentes.
10- MONTES E GRUPOS: um cenário natural para suculentas não é plano e incorpora pedras e cascalhos, suculentas em geral se apresentam melhor em grupos. Se possível varie o terreno com montes e plante neles as espécies que são maiores como: agaves e dasylirios, isso coloca as plantas ao nível dos olhos e também ajuda a drenar a água longe das raízes. Um pequeno vale com cascalhos pode ser um caminho que leva ao jardim.
11- PEDRAS: suculentas ficam ótimas com pedras. Plantadas à frente, atrás, entre ou em cascata, integram perfeitamente. Adicione pedras com cores que combinam ou complementam a coloração da folhagem das suculentas. A cobertura com cascalhos aumenta a composição, reduz a erosão, a quantidade de lama e ervas daninhas, conferindo um aspecto natural ao jardim. Uma dica importante é a utilização de uma manta geotêxtil entre a terra e o cascalho.
12- FUNDO: conecte o jardim à casa e tudo que estiver ligado ao fundo, como uma piscina, muro, cerca, troncos de árvores por terem ligação ou contraste (cores, texturas e formas).
13- TRABALHE EM ETAPAS: tenha um plano mestre para o jardim e o desenvolva em estágios, você não precisa fazer o jardim inteiro de uma só vez, encontre uma área que atualmente não parece boa e comece por aí. Conviva e desfrute esse espaço por um tempo, acompanhe o crescimento das plantas, em seguida converta outra área ou duas. Experimente diversos tipos de plantas e observe o que funciona melhor, suculentas possuem um poder de modificação de acordo com o ambiente em que são inseridas, sua coloração e forma podem ser alterdas com a incidência solar, aeração e adubação do solo.
Esculpir seu próprio jardim de suculentas envolve planejamento, traquilidade e diversão, aproveite o processo criativo e mão na terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário