Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Paisagismo Sustentável

A PROPOSTA DO PAISAGISMO SUSTENTÁVEL

Quando se fala em paisagismo sustentável, imediatamente há uma associação com a questão da economia dos recursos naturais, principalmente da água. Fator fundamental, porém não o único para se discutir a sustentabilidade. O paisagismo sustentável tem por princípio básico promover o equilíbrio entre os fatores ambientais, econômicos, culturais e sociais. O intuito é o de integrar o ideal da arquitetura aos usuários e à natureza.
A sustentabilidade busca a garantia dos recursos naturais para as futuras gerações. Partindo deste princípio o paisagismo não contribui meramente com a estética, ele visa promover, sobretudo, a preservação e a conservação destes recursos. Com a preocupação de difundir também a questão da educação ambiental.
No paisagismo sustentável fazemos uso das espécies nativas, por serem naturalmente adaptadas às condições climáticas da região e diretamente responsáveis por uma maior economia da água. Com o uso dessa vegetação, contribuímos também com a valorização da paisagem do semi-árido. Na elaboração dos jardins, o elemento fundamental é justamente a adequação das plantas à realidade local. A economia de água também é feita pela sua reutilização, através do sistema de captação de águas das chuvas pelas cisternas.
No que diz respeito aos aspectos sociais e culturais, o paisagismo sustentável procura resgatar a qualidade de vida das pessoas e a preservação do patrimônio cultural. Através da valorização das características regionais e da vegetação local e da utilização dos recursos minerais, também encontrados na nossa região, como as pedras, por exemplo. Utilizamos também diversos materiais reciclados, como os resíduos sólidos da construção civil. Buscamos valorizar também o artista local e o seu trabalho. Para compor a decoração de nossos ambientes, além da criatividade, recorremos a esses artistas na criação de peças diferenciadas.

Um comentário: